GOVERNO DE TI
O QUE É ?
Em conjunto com a gestão de TI, A Governança de TI é responsável pelo planeamento, desenvolvimento, execução e monitoramento da TI de acordo com as diretrizes, missões e metas estratégicas definidas pela governança corporativa. As práticas da Governança de TI, permitam-nos aqui chamar de Governo da TI, são orientadas a criação de serviços absolutamente confiáveis, consistentes e disponíveis para que se possa alcançar a excelência operacional e consequentemente a excelência do negócio.
Quando implantada, ela deve ser adotada por todos os utilizadores de softwares e sistemas, incluindo gestores, auditores e diretores e alta direção.
Entre estas ações descritas no conjunto da Governação da TI, estão práticas que garantem a segurança da informação nos processos executados dentro de uma empresa, disponibilidade, eficiência e total funcionamento das tecnologias de informação e durabilidade de todo o sistema implantado nestas corporações.
-Evitar que dados e informações sigilosas sobre a sua empresa sejam expostos, causando enormes danos aos seus negócios;
-Garantir a automatização dos processos e das tarefas específicas, economizando, assim, tempo e dinheiro;
-Assegurar a eficácia e facilitar a utilização das ferramentas e recursos de TI dentro da empresa, pois com a sua implantação, há menos riscos de bugs, paradas ou fatores que comprometam o seu funcionamento;
-Melhorar e inovar os processos de gestão, marketing e vendas de seus negócios, tornando assim a sua empresa mais competitiva;
-Antecipar os problemas e os riscos que podem prejudicar os seus negócios e, dessa forma, garantir mais precisão nas suas decisões.
Conhecer o funcionamento da Governança de TI e as suas vantagens já é o primeiro passo para a sua implantação a fim de garantir um melhor serviço ao Negocio.
Alinhamento Estratégico
A Tecnologia da Informação (TI) é um conceito abrangente e dinâmico com bastante importância para organizações modernas. Entretanto, o uso estratégico da TI deve suportar as operações do negócio das empresas, mas principalmente facilitar iniciativa de novas estratégias competitivas.